Perguntas e respostas na live do INT e ABIEPS

 INSTITUTO NACIONAL DO TANQUE

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE TANQUES DE ARMAZENAMENTO DE COMBUSTÍVEIS

LIVE - 22 de setembro de 2020

1) Quanto tempo o tanque pode ficar no tempo sem ser instalado?

INT: Segundo a ABNT NBR 16764:2019 – Os componentes (incluindo o tanque subterrâneo) devem ser instalados em prazo determinado pelo fabricante. Na ausência deste prazo, é recomendado que os componentes sejam instalados em até 180 dias de seu recebimento.

2) Por que o vacuômetro tem que estar marcando vácuo?

INT: A integridade da jaqueta e da parede interna de aço, consequentemente a estanqueidade do interstício do tanque, é verificada pela existência de vácuo no espaço intersticial, observando-se a posição do ponteiro do vacuômetro do tanque, que deve estar na posição diferente de zero. A existência de vácuo deve ser mantida durante todo o processo de instalação do tanque.

3) Depois de instalado um tanque ele pode ser retirado e instalado novamente em outro posto? Mesmo que o tanque tenha pouco tempo de uso?

INT: Em nenhuma hipótese um tanque que tenha sido retirado do solo pode ser instalado novamente, não importando o tempo de uso. Essa proibição é determinada pela Resolução 273:2000 do CONAMA, artigo 5, parágrafo 2 da resolução 273/2000 do Conama proíbe a reutilização de tanques usados e consequentemente nas Normas ABNT aplicáveis.

4) Quais os cuidados no transporte e descarga no tanque?

INT: O tanque deve ser transportado e movimentado apoiado sobre os berços originais de fábrica, que somente podem ser retirados no momento imediatamente anterior a colocação na cava da instalação. A movimentação do tanque deve ser realizada por equipamento de guindar, compatível com o peso do tanque, sempre com o tanque vazio.

5) Que hora que o instalador deve tirar o vacuômetro do tanque?

INT: o vacuômetro deve ser removido após o aterro atingir a cota superior da geratriz superior do tanque, devendo ser observada a movimentação obrigatória do ponteiro do vacuômetro para a posição zero. Caso seja verificado que o ponteiro do vacuômetro não se movimentou quando da retirada do vacuômetro, a instalação deve ser interrompida e o fabricante do tanque deve ser consultado sobre a integridade do interstício do tanque para a continuidade da instalação. Esta ocorrência deve ficar registrada no projeto de “as built”.

6) Qual a massa (peso) de cada tanque?

INT: abaixo a tabela com as respectivas massas para cada capacidade, compartimentação, diâmetro e comprimento de cada tanque para armazenar combustível:


7) Pode se comprar tanques sem certificado Inmetro para instalar em posto de combustível?

INT: Não, em nenhuma hipótese pode ser adquirido qualquer tanque para armazenamento de combustíveis sem a respectiva Certificação INMETRO, em conformidade com a Portaria 185:2003, e em atendimento a Resolução 273:2000 do CONAMA. O posto de combustível não terá direito a licença de operação / funcionamento, para o tanque sem a certificação INMETRO.

8) O certificado Inmetro de instalação SASC substitui ou valida um tanque usado para o órgão ambiental?

INT: Não, a certificação da instalação não irá validar um tanque usado. Tanque usado não pode ser instalado em nenhuma hipótese.

9) O teste de estanqueidade valida um tanque usado para ser instalado em posto?

INT: Não, o ensaio de estanqueidade não irá validar um tanque usado para ser instalado.

10) O teste de estanqueidade aumento a vida útil do tanque?

INT: Não, o ensaio de estanqueidade é o procedimento para determinar a estanqueidade de tanque e nunca para determinar ou mesmo para prorrogar a vida útil de um tanque.

11) O que pode acontecer se instalar um tanque usado, reformado ou sem certificação Inmetro no meu posto?

INT: a obra do posto de combustível não será aprovada e não terá direito a licença de operação / funcionamento, além disto o responsável pelo empreendimento pode ser enquadrado nas leis de crimes ambientais:

• Lei nº 9.605/98 - Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.

• Lei 9.847/99 - trata sobre a fiscalização das atividades relativas ao abastecimento de combustíveis.

12) A responsabilidade pela compra do tanque e pela contratação do instalador para enterrar o tanque e do dono posto? Quais as consequências se eu contratar um instalador não certificado para enterrar o tanque?

INT: Sim, o proprietário do posto é o responsável pela contratação do instalador e a consequência será a não obtenção da licença de operação / funcionamento, , além disto o responsável pelo empreendimento pode ser enquadrado nas leis de crimes ambientais:

• Lei nº 9.605/98 - Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.

• Lei 9.847/99 - trata sobre a fiscalização das atividades relativas ao abastecimento de combustíveis.

13) Qual o tempo de vida útil de um tanque?

INT: O INT - Instituto Nacional de Tanque está promovendo estudos técnicos para identificar parâmetros que possam permitir estimar a vida útil em tanques subterrâneos de armazenamento de combustíveis. Estes estudos consideram o processo de corrosão interna nos tanques e consequentemente o risco estrutural dos mesmos, realizados com base análise de tanques desativados e estudos com base metalográfica do aço e controle de qualidade e indicam um prazo entre 15 e 18 anos para a vida útil do tanque, considerando a espessura original do tanque. O INT entende que o tanque não deve ser o componente determinante para a substituição do SASC – Sistema de Armazenamento Subterrâneo de Combustíveis, visto que outros componentes são sujeitos a menor prazo de vida útil.

14) O revestimento interno e permitido pelo Conama 273?

INT: Não, a Resolução 273:2000 do CONAMA determina a obrigatoriedade para atendimento ao processo de Certificação INMETRO para alguns componentes, entre os quais o tanque para armazenamento, o revestimento interno em tanques não está previsto em nenhum desses processos.

15) Quantas sucções posso ter em cada boca de visita?

INT: A Norma ABNT NBR 16161:2020 determina que a tampa da boca de visita será fornecida com 4 luvas removíveis DN 50 e 2 luvas fixas DN 100, conforme a “Figura 6 A PADRÃO”, abaixo.

Para outras opções em quantidades, dimensões e posicionamento das luvas removíveis e fixas, o fabricante irá considerar a informação do comprador sobre a quantidade de sucção para as bombas de abastecimento, ou quando o sistema for dotado de bomba submersa instalada na boca de visita do tanque, conforme as opções das Figuras 6 B, 6 C e 5 D.


16) O que posso fazer para aumentar a vida útil de meu tanque?

INT: O INT não tem conhecimento de nenhum procedimento para aumentar a vida útil de um tanque.

17) Quais os riscos de alguém entrar dentro de um tanque que já armazenou combustível?

INT: O combustível armazenado em um tanque contamina de forma permanente o aço usado na fabricação e criará uma atmosfera explosiva e/ou asfixiante, dependendo da concentração, o que pode, como já ocorreu, causar acidentes fatais para quem entrar em um tanque usado.

18) O que devo fazer se meu aparelho de monitoramento de intersticial de tanque acionar?

INT: A operação neste tanque deve paralisada de imediato e acionada a inspeção técnica para o ensaio de estanqueidade no tanque. Constatada a não estanqueidade o tanque deve ser substituído.

19) Se a jaqueta externa estiver com avaria posso enterrar o tanque?

INT: Não, o tanque com a jaqueta avariada não pode ser instalado e o fabricante deve ser acionado para avaliar a possibilidade do reparo.

20) De quem a responsabilidade de enterrar um tanque sem vácuo? Do proprietário do posto ou do instalador?

INT: A responsabilidade de instalar um tanque sem vácuo ou com qualquer dano, é do instalador.

21) Como proprietário do posto posso responder criminalmente contra o meio ambiente se comprar um tanque sem certificado Inmetro ou usado?

INT: Sim.

22) Como posso consultar se o fabricante de tanque que estou adquirindo está conforme o Inmetro?

INT: No site do INMETRO   http://www.inmetro.gov.br/prodcert/certificados/busca.asp constam os fabricantes de tanques com Certificado valido.

23) Quais as documentações do tanque que são exigidas pelos órgão ambientais?

INT: As exigências podem ser diferentes para cada órgão ambiental, no entanto o mínimo a ser exigido para a aprovação do processo de licenciamento é a nota fiscal de fornecimento do tanque, copia da ficha de acompanhamento do tanque e comprovação da Certificação INMETRO.

24) Qual a diferença de Norma, certificado Inmetro e OCP?

INT: A definição internacional de norma diz que é um “documento estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido, que fornece, para uso comum e repetitivo, regras, diretrizes ou características para atividades ou seus resultados, visando à obtenção de um grau ótimo de ordenação em um dado contexto.” A certificação de produtos, processos, serviços, sistemas de gestão e pessoal é, por definição, realizada por terceira parte, isto é, por uma organização independente, acreditada pelo Inmetro, para executar a avaliação da conformidade de um ou mais destes objetos. A certificação de produtos é um mecanismo de avaliação da conformidade, com base em normas nacionais, internacionais ou regulamentos técnicos. Os OCPs (Organismos de Certificação de Produtos) são os organismos que conduzem e concedem a certificação de conformidade dos produtos, em uma determinada área, chamadas de escopo.

25) Gostaria de perguntar quais são as resoluções para certificação de tanques

INT: A Portaria 185 de 2003, publicada pela INMETRO, em atendimento a Resolução 273 de 2000 do CONAMA.

26) Porque o tanque de 60mil litros, pleno tem uma chapa de contenção dentro e a abertura para passar o combustível de um lado para o outro fica muito alto para o instalador entrar e lavar o tanque, teria como ser mais baixo?

INT: A chapa em questão é o anel de reforço, exclusivo para o tanque de 60m³, na modulação pleno. Na atual edição da ABNT NBR 16161, o diâmetro da abertura foi alterado para 800mm, para facilitar a passagem de um lado para o outro deste anel. Alertamos para os riscos de um instalador entrar no tanque que tenha armazenado combustível.

27) Qual o motivo da saída do tanque de 30.000 tri partido?

INT: Quando da revisão da edição da ABNT NBR 16161 em 2020, a ABNT identificou reclamações dos instaladores de SASC, em relação a fragilidade na pista sobre o tanque, causando fissuras e trincas, em função da pouca distância entre as bordas dos aros na câmara de calçada de 42” e de spill (descarga, monitoramento e medição/drenagem). Estas fissuras e trincas causam perda da impermeabilidade da pista e consequente contaminação do solo.

28) Qual o futuro do tanque tri partido?

INT: A modulação do tanque com capacidade de 30m³, com três compartimentos não será mais fabricado, conforme a ABNT NBR 16161, edição de 2020.

29) O que pode prolongar a vida útil do tanque não é o teste de estanqueidade, mas o monitoramento eletrônico?

INT: O INT não tem conhecimento de nenhuma tecnologia ou procedimento para prolongar a vida útil do tanque. A vida útil do tanque é definida pela questão estrutural da espessura da chapa do tanque.

30) Assim que realiza a instalação do aparelho de medição e monitoramento, o que tem que fazer? atualizar o teste de estanqueidade?

INT: Qualquer intervenção em conexões do tanque deve ser seguida de ensaio de estanqueidade.

31) A descarga deslocada ou a distância é obrigatória?

INT: A descarga deslocada é obrigatória e é a única opção para a descarga de combustíveis no tanque. O spill de descarga pode ser instalado próximo ao sump do tanque ou à distância, desde que seja respeitada a inclinação de 2% da tubulação em direção ao tanque.

32) O tanque pode ter manutenção, com intuito de corrigir fissuras ou vazamentos?

INT: Entendendo que a duvida é sobre a jaqueta do tanque que poderia estar danificada, a orientação é sempre buscar o fabricante do tanque para analisar o dano e avaliar se o reparo é viável, se pode ser realizado no local de instalação ou caso necessário fazer o reparo na fábrica. Em nenhuma hipótese o tanque pode ser instalado com a jaqueta danificada.

33) Em relação as conexões da tampa, a NBR 17505-2 exige que a tubulação de respiro seja de diâmetro igual ou superior as tubulações de entrada e saída. Os padrões estão atendendo essa exigência ou as conexões devem ser usadas conforme a orientação acima?

INT: O padrão das conexões de respiro nas instalações subterrâneas é de 2”. A descarga é por gravidade e não por sistema bombeado, como é comum nas instalações previstas na NBR 17505-2. Nas instalações com descarga por gravidade, a tubulação é superdimensionada para 4” para que a descarga seja no menor tempo possível.

34) O reforço estrutural do disco de compartilhamento do tanque não é mais soldado, poderia explicar?

INT: Na ABNT NBR 16161 edição de 2020 foi eliminada a soldagem entre o perfil estrutural e o costado do tanque, para que eventuais movimentações do disco de compartimento não danifique o costado do tanque.

_____________________________