Válvula antitransbordamento em tanques com tubo de carga

ESCLARECIMENTO SOBRE A INSTALAÇÃO DE VÁLVULA ANTITRANSBORDAMENTO

O INT foi questionado sobre procedimentos para a instalação de válvula antitransbordamento em tanque jaquetado com tubo de carga interno, fixado por solda (tubo mergulhador ou abafa-chamas).

Conforme constam nas Normas ABNT NBR 13786 e NBR 16764, a válvula antitransbordamento deve ser instalada em todos os compartimentos de tanques subterrâneos, sendo que o tubo de carga fixado no interior do tanque impede a instalação e o funcionamento desse dispositivo.

O INT não recomenda a retirada deste tubo, principalmente com o uso de ferramentas ou dispositivos que resultem em trabalho à quente no interior do tanque, sob riscos de acidentes graves, podendo ser fatais, além de danos irreparáveis à jaqueta do tanque.

Alertamos que desde 2003 o tanque jaquetado é fabricado sem o tubo de carga, conforme requisito da Norma ABNT de referência para a fabricação, ou seja, o tanque que possui esse tubo foi fabricado há mais de 18 anos, e a recomendação do INT é pela substituição desse tanque por um tanque novo.